Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21823
Título: O patriarcalismo em Lavoura Arcaica de Raduan Nassar
Autor(es): Silva, Maria do Socorro
Palavras-chave: Lavoura Arcaica
Patriarcalismo
Tempo
Data do documento: 17-Mar-2020
Resumo: O presente trabalho realiza um estudo sobre a obra Lavoura Arcaica de Raduan Nassar, que tem dentro da literatura brasileira um espaço muito peculiar por suas qualidades poéticas. É um romance atual, apesar de ter sido escrito em 1975, com uma linguagem que transita entre a poesia e a prosa de uma maneira muito específica e abrindo possibilidades de trabalhar com temas polêmicos como é o caso do incesto, do patriarcalismo, da religiosidade, entre outros. O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre o patriarcalismo e o tempo na obra Lavoura Arcaica. Para isso adotou-se como percurso metodológico fundamentalmente a pesquisa bibliográfica, compreendida como o suporte documental da obra de referência e de outras obras que abordam essas questões e temáticas que cercam a obra Lavoura Arcaica, trazendo como principais teóricos Compolino (2011), Leviski (2011), Postay (2013), Cordeiro (2016), Freyre (2003) e Eliade (1992). A relevância desse trabalho é contribuir com outros trabalhos já realizados, permitindo que outras pessoas tenham acesso a uma análise mais recente e com outras interpretações acerca dessa obra tão envolvente, porém pouco trabalhada, a fim de analisar o patriarcalismo como um comportamento que é cultivado até os dias atuais. Percebe-se ao final da pesquisa que na obra Lavoura Arcaica o patriarcalismo presente durante todo o enredo é a estrutura da família, família essa agrícola que tem a figura do pai como centro da unidade familiar, e diante da queda do patriarca ocorre como resultado a desestruturação desse núcleo.
Descrição: SILVA, M. S. O patriarcalismo em Lavoura Arcaica de Raduan Nassar. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21823
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Silva.pdf367.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.