Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21841
Título: Criação de um jogo do tipo RPG para o ensino de estrutura de dados
Autor(es): Mangueira, Gabriel Pereira
Palavras-chave: Jogos de tabuleiro - RPG
Estrutura de dados
Simulação
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: Os cursos de ciência da computação são estruturados por uma complexa grade curricular, na qual o método de ensino comumente adotado são aulas expositivas dialogadas, sendo a melhor estratégia para apresentar conceitos e informações para grupos de alunos. Entretanto, as aulas expositivas promovem uma aprendizagem superficial em relação aos níveis de aprendizagem mais baixos, podendo levar a consequências negativas. Visando utilizar meios auxiliares para aprimorar o ensino-aprendizagem, foi-se elaborado um jogo do tipo RPG (RolePlaying Game), com intuito de auxiliar na abstração e entendimento do assunto de filas, pilhas e listas, referente à componente curricular de estrutura de dados. Os objetivos foram elaborar o tabuleiro, as peças e o livro de regras, que induza o aluno a vivenciar no funcionamento do jogo a utilização das operações envolvidas nas estruturas de dados. Foi feita uma simulação de um combate, tornando a ideia visível e mais clara. Este trabalho está sujeito a limitações, por apenas abordar uma porção da grade curricular de estrutura de dados, sendo possível em atualizações futuras adicionar mais capacidade ao jogo para os demais assuntos, tais como grafos, árvores e as outras modalidades de listas.
Descrição: MANGUEIRA, G. P. Criação de um jogo do tipo RPG para o ensino de estrutura de dados. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21841
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriel Pereira Mangueira.pdfPDF - Gabriel Pereira Mangueira1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.