Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21863
Título: Capacidade funcional, qualidade de vida e acesso aos serviços de saúde em idosos residentes no município de Campina Grande – PB
Autor(es): Duarte, Ayane Ribeiro de Oliveira
Palavras-chave: Envelhecimento ativo
Capacidade funcional
Qualidade de vida
Data do documento: 23-Nov-2018
Resumo: O estudo teve como objetivo avaliar indicadores de envelhecimento ativo (capacidade funcional em ABVD e AIVD; qualidade de vida e acesso aos serviços de saúde) numa amostra de idosos urbanos. O tipo de estudo foi transversal, descritivo com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico; Escala de Katz; Escala de Lawton e Brody; WHOQOL-BREF; seis itens com resposta dicotômicas sobre acesso aos serviços de saúde. Os dados foram tabulados no SPSS e, realizadas análises descritivas (média, desvio padrão, mediana), testes de correlação de Spearman e teste de Man Whitney (p<0,05). Participaram 508 idosos urbanos, com média de idade de 71,16 anos. Para a capacidade funcional, foi encontrado um índice baixo de dependência na realização das ABVD e AIVD, sendo mais frequente o declínio funcional para realização de AIVD. A média geral da QV foi de 66,03, e o domínio social (M=72,03; DP=16,72) se sobressaiu na avaliação da QV, seguido pelo psicológico (M=69,31; DP=15,24). O domínio ambiental apresentou menor média (M=57,95; DP=14,57). Uma quantidade elevada de idosos (76,6%) declararam que não receberam visita de um profissional da saúde nos últimos 12 meses. Quanto a procura por serviços de saúde, 67,9%, procuraram na rede pública ou SUS. A quantidade de vezes que o idoso foi a uma consulta médica apresentou correlação negativa com os domínios físico e psicológico da QV, e o fato dos idosos receberem visitas de um profissional da saúde em casa não trouxe alterações significativas na avaliação da QV.
Descrição: DUARTE, A. R. de O. Capacidade funcional, qualidade de vida e acesso aos serviços de saúde em idosos residentes no município de Campina Grande – PB. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21863
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ayane Ribeiro de Oliveira Duarte.pdfPDF - Ayane Ribeiro de Oliveira Duarte14.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.