Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21869
Título: A eco-exergia e eco-exergia específica na avaliação da saúde ambiental de ecossistemas aquáticos no semiárido
Autor(es): Álvaro, Érica Luana Ferreira
Palavras-chave: Meio ambiente
Macroinvertebrados
Ecossistemas aquáticos
Eco-exergia
Data do documento: 9-Nov-2018
Resumo: A avaliação da saúde de ecossistemas aquáticos é de extrema importância para a sua gestão e conservação. Com este propósito, nas últimas décadas surgiram diversos índices que possuem o objetivo de avaliar o funcionamento desses ecossistemas, seu desenvolvimento e armazenamento energético. Entre esses índices se destaca os com base no conceito termodinâmico de exergia, sendo eles a Eco-exergia e Eco-exergia específica. Devido à ausência de estudos utilizando índices termodinâmicos em regiões semiáridas, este trabalho tem por objetivo aplicar os índices de Eco-exergia e Eco-exergia específica em reservatórios artificiais de uma região semiárida durante um período de seca extrema. Juntamente com os índices termodinâmicos foram utilizados o Índice de Estado Trófico e os Índices de Diversidade de Shannon e Margalef. Foram avaliados três reservatórios artificiais durante cinco períodos de amostragem entre o ano de 2015 e 2016. Cada reservatório foi dividido em três regiões, e em cada região foram coletadas três unidades amostrais, nas quais foram coletados organismos da comunidade de macroinvertebrados bentônicos. Viu-se que a Eco- exergia não apresentou diferenças significativas entre os períodos estudados. Enquanto a riqueza de espécies assim como os índices de diversidade e a Eco-exergia específica tenderam à aumentar entre os períodos de estudo, assim como a classificação trófica dos reservatórios. Concluiu-se que os índices termodinâmicos são úteis indicadores da saúde ambiental refletindo a capacidade de autorganização dos sistemas quando esses sofrem alterações consideráveis geradas pela seca, porém, devesse utilizar estes índices conjuntamente com outros indicadores ecológicos, pois eles podem ser influenciados pela presença de espécies dominantes.
Descrição: ÁLVARO, É. L. F. A eco-exergia e eco-exercia específica na avaliação da saúde ambiental de ecossistemas aquáticos no semiárido. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21869
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érica Luana Ferreira Álvaro.pdfPDF - Érica Luana Ferreira Álvaro24.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.