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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21877
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rosas, Margysa Thaymmara Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T15:59:19Z | - |
dc.date.available | 2020-05-05T15:59:19Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21877 | - |
dc.description | ROSAS, M. T. B. Educação Física escolar e lazer: Possíveis relações. 2018. 48f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente reflexão é fruto de observações diárias estabelecidas no campo do lazer, da educação e da Educação Física Escolar ao longo dos anos de atuação profissional da pesquisadora na área. A experiência profissional mostra que, apesar de muitos alunos identificarem as aulas de Educação Física como um "momento de lazer" dentro da escola, tal tema não é contemplado de forma específica pelos professores. O objetivo do estudo foi identificar a relação entre a Educação Física Escolar e o lazer na visão de professores das escolas municipais do município de Sousa – PB. O lazer foi aqui analisado a partir de seus aspectos educativos, especificamente como objeto de educação. A pesquisa foi de natureza qualitativa e descritiva e, quanto aos procedimentos técnicos, classifica-se como uma pesquisa- ação. A amostra do estudo foi constituída por 06 professores. Utilizou-se de um questionário online contendo quinze (15) perguntas sobre os objetivos das aulas de Educação Física, concepções e significados do lazer, utilização do conteúdo lazer e a expansão do conteúdo na escola. Os resultados da pesquisa mostraram que, apesar de entenderem seu significado e sua importância no âmbito educacional, os professores não o utilizam como deveriam, ou seja, falta uma maior aplicabilidade e interesse dos profissionais em fazer de suas aulas um espaço para que o trabalho educativo aconteça de maneira simultânea à vivência do lazer. Em conclusão, a escola deve priorizar os momentos de lazer como processo de formação, proporcionando aos alunos os conhecimentos e oportunidades necessários para que eles possam vivenciar, conviver e trabalhar na perspectiva de uma educação para o lazer. Nesse processo, os professores assumem importância fundamental como protagonistas da valorização do lazer enquanto estratégia para ampliar a consolidação e evolução da educação física como disciplina escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Álvaro Luis Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Lazer | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | Educação Física escolar e lazer: Possíveis relações | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EEFE - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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