Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21880
Título: Crenças sobre saúde de pessoas com 50 anos ou mais residentes em cidades rurais
Autor(es): Farias, Caio Eduardo Araújo
Palavras-chave: Vulnerabilidade
Crenças em saúde
Maturidade
Envelhecimento
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: Estudo teve por objetivo analisar as crenças sobre saúde de pessoas na maturidade e na velhice residentes em cidades rurais. Participaram 406 pessoas com idades igual ou superior a 50 anos. A idade dos participantes variou de 50 a 92 anos (M=61; DP=8,7), sendo a maioria do sexo feminino (70%). Foram utilizados os seguintes instrumentos: a) Questionário sociodemográfico e Questionário com duas questões abertas sobre concepções acerca da saúde e sobre os aspectos que poderiam melhorar a saúde. Os dados decorrentes do questionário sociodemográfico foram processadas através de estatística descritiva. Os conteúdos apreendidos por meio do Questionário semiaberto foram analisados através da análise de conteúdo do tipo categorial temática. Os resultados evidenciaram duas classes temáticas, cinco categorias e dezenove subcategorias. No tocante às concepções sobre saúde, destaca-se o conceito de saúde associado a algo fundamental e prioridade na vida, como o melhor da vida, estar e viver bem, bem-estar psicológico, bem-estar físico e ausência de doença. Além disso, os participantes avaliaram sua saúde de forma negativa. Evidenciou-se que a construção das crenças em saúde se relaciona com os contextos e experiencias de vida dos participantes, assim como exercem papel no processo de vulnerabilidade em saúde, junto aos aspectos programáticos e sociais. Por esta razão se faz necessário entender, no âmbito de pesquisa e prática em saúde, o conjunto de crenças, valores, concepções em relação aos contextos socioculturais das populações.
Descrição: FARIAS, C. E. A. Crenças sobre saúde de pessoas com 50 anos ou mais residentes em cidades rurais. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21880
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio Eduardo de Araújo Farias.pdfPDF - Caio Eduardo de Araújo Farias9.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.