Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21887
Título: Grupo de apoio psicológico a pessoas transgênero: Relato de experiência em uma extensão universitária
Autor(es): Monteiro, Pedro Augusto Lima
Palavras-chave: Psicologia
Apoio psicológico
Transgênero
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar as experiências com um grupo de apoio psicológico para pessoas transgênero que ocorria semanalmente na Clínica-Escola de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba. As inscrições para o grupo foram feitas por formulário online, totalizando um número de dezoito inscritos, com a adesão e permanência de seis participantes ao longo dos encontros. Como metodologia de registro dos encontros, utilizou-se o diário de campo que posteriormente foi submetido a uma análise de conteúdo por categorias temáticas. No resultado dessa análise, emergiram as categorias vivências do gênero, transição corporal e social, família, serviços de saúde e grupo de apoio. Compreendeu-se que embora o processo identitário vivenciado pelos participantes seja um fenômeno comum a todos, existem as singularidades de cada pessoa e isso solicitou uma escuta única, mesmo que em grupo, abarcando também as angústias e sofrimentos que estão para além da transgeneridade.
Descrição: MONTEIRO, P. A. L. Grupo de apoio psicológico a pessoas transgênero: Relato de experiência em uma extensão universitária. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21887
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Augusto Lima Monteiro.pdfPDF - Pedro Augusto Lima Monteiro12.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.