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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21888
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Diniz, Dimas Gabriel Sales | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T16:29:28Z | - |
dc.date.available | 2020-05-05T16:29:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 613 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21888 | - |
dc.description | DINIZ, D. G. S. Avaliação da atenção em crianças e adolescentes escolares com excesso de peso antes e depois do uso de exergames em gamificação: Ensaio clínico randomizado. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O excesso de peso é uma condição clínica causada por um desequilíbrio energético. Tal situação é o motivo de vários problemas de saúde, dentre eles, a diminuição nos níveis de atenção dos indivíduos. A atenção é uma função executiva que tanto pode sofrer impacto do sobrepeso/obesidade, como pode afetar o percentual de massa corporal. O objetivo deste estudo foi avaliar os níveis de atenção sustentada, dividida, alternada e seletiva em crianças e adolescentes escolares com excesso de peso antes e depois da utilização de exergames gamificados durante 50 minutos e 3 vezes por semana. Tratou-se de um ensaio clínico randomizado que aconteceu em duas escolas previamente sorteadas, sendo uma do grupo controle e outra da intervenção. No total, foram incluídos no estudo 74 indivíduos, sendo 31 do grupo de intervenção e 43 do grupo controle. Os integrantes dos dois grupos foram submetidos ao “Teste de Trilhas”, “Teste Stroop de Cores e Palavras - Versão Victoria” e a uma pergunta sobre seu estado emocional, antes e depois da intervenção. Ao verificar os níveis de atenção, notou-se que a intervenção promoveu significante melhora. Já o estado emocional, após a intervenção, demonstrou um aumento no percentual do nível de estado emocional basal (74,19%) no grupo de intervenção. Conclui-se que a intervenção por exergame gamificado é eficaz na melhora dos níveis de atenção sustentada, dividida, alternada e seletiva e estado emocional basal. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Carla Campos Muniz Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Excesso de peso | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Videogame | pt_BR |
dc.subject | Obesidade infantojuvenil | pt_BR |
dc.title | Avaliação da atenção em crianças e adolescentes escolares com excesso de peso antes e depois do uso de exergames em gamificação: Ensaio clínico randomizado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 14 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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