Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21890
Título: Ocorrência de hipercolesterolemia em adolescentes com sobrepeso ou obesidade
Autor(es): Costa, Andresa da Silva
Palavras-chave: Obesidade
Adolescentes
Hipercolesterolemia
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: Introdução: o alto índice populacional de acometidos pela obesidade e sobrepeso detectado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) torna-se preocupante para a saúde pública. Estima-se que a quantidade de acometidos até o ano de 2025, caso não haja intervenção eficaz, seja de 75 milhões de crianças a nível mundial. Mudanças no estilo de vida, sobretudo com estímulo a uma vida ativa, têm se mostrado imprescindíveis. Objetiva-se verificar a ocorrência de hipercolesterolemia em adolescentes com obesidade e sobrepeso. Método: estudo transversal, com amostra composta por 48 adolescentes com idade entre 15 e 19 anos, portadores de sobrepeso ou obesidade e que estivessem matriculados em escolas públicas estaduais de Campina Grande - PB. Foi aplicado questionário, medidos o peso e a estatura, calculado o índice de massa corporal (IMC) e dosados o colesterol total (CT) e as frações HDL, e calculado LDL. Os dados foram analisados no SPSS 22.0. Resultados: a amostra apresentou quantitativo lipídico sugestivo à hipercolesterolemia, com colesterol total e LDL- colesterol aumentados em 68,8% e 62,5% dos adolescentes, respectivamente, e HDL- colesterol baixo em 65,5% da amostra. Conclusão: Identificou-se elevada ocorrência de dislipidemia, sobretudo em consideração a faixa etária avaliada. Sugere-se a adoção de medidas de intervenção precocemente com vistas à melhoria da qualidade de vida dos adolescentes.
Descrição: COSTA, A. da S. Ocorrência de hipercolesterolemia em adolescentes com sobrepeso ou obesidade. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21890
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andresa da Silva Costa.pdfPDF - Andresa da Silva Costa7.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.