Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21900
Título: Análise cienciométrica do uso e conhecimento de plantas medicinais na caatinga
Autor(es): Gonçalves, Josefa Raianne de Farias
Palavras-chave: Etnobiologia
Etnofarmacologia
Plantas medicinais
Espécies vegetais
Data do documento: 29-Nov-2018
Resumo: No nordeste do Brasil, é comum o uso de plantas medicinais para tratar enfermidades. As plantas medicinais possuem princípios ativos e agem terapeuticamente no organismo, o seu uso é de conhecimento por parte das comunidades, sendo estes passados para outros indivíduos, havendo assim, trocas de informações. Para avaliar e quantificar as pesquisas desenvolvidas sobre plantas medicinais pode-se utilizar a cienciometria que é a aplicação de métodos quantitativos da publicação científica. Com isso, o objetivo desse estudo foi analisar a produção científica para averiguar a quantidade de trabalhos científicos publicados sobre plantas medicinais na caatinga e verificar se os estudos estão aumentando ou diminuindo em relação ao assunto. Para a realização do estudo foram realizadas buscas nos bancos de dados sciELO, Web of Science, Scopus, CAPES e Google acadêmico e para a busca do Qualis dos periódicos foi utilizada a Plataforma Sucupira. Foram selecionados os trabalhos que pertenciam às subáreas etnobotânica, etnofarmacologia, etnomedicina e fitossociologia, os dados coletados foram organizados categoricamente no programa Microsoft Excel contendo as informações de cada artigo encontrado. Foi obtido um total de 74 artigos, sendo a subárea com mais publicações referente à etnobotânica certamente por ser ela a responsável em estudar a relação do ser humano com as plantas medicinais. Os trabalhos selecionados foram de 1986 até o ano de 2018, em que foi possível perceber que os estudos na área aumentaram com o passar dos anos, destacando a Revista Brasileira de Plantas Medicinais com o maior número de publicações científicas, sendo a maioria das revistas de Qualis C. A Paraíba foi registrado como o estado nordestino com mais estudos realizados na área, pelo fato de cada vez mais a população utilizar plantas medicinais com uso terapêutico. Portanto, as pesquisas sobre plantas medicinais na Caatinga estão se intensificando e com isso, considera-se que este estudo pode contribuir e influenciar posteriores trabalhos relacionados à análise cienciométrica do uso e conhecimento de plantas medicinais na caatinga.
Descrição: GONÇALVES, J. R. de F. Análise cienciométrica do uso e conhecimento de plantas medicinais na caatinga. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21900
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Raianne de Farias Gonçalves.pdfPDF - Josefa Raianne de Farias Gonçalves11.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.