Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21905
Título: Entre a psicanálise e a poesia de Chico Buarque: Uma discussão sobre o feminino e a devastação
Autor(es): Andrade, Dayanny Sandrelly Gonçalves de
Palavras-chave: Psicanálise
Chico Buarque
Feminino
Sexualidade
Data do documento: 29-Nov-2018
Resumo: A ideia deste trabalho surgiu a partir de uma aula, no início do curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, em que o professor apresentou uma canção do cantor Chico Buarque de Holanda para ilustrar o inconsciente Freudiano. Assim, considerando a relação que há entre a poesia deste autor e a Psicanálise, especialmente no que diz respeito à feminilidade, estabelecemos como objetivo geral desta pesquisa refletir e discutir acerca da relação entre o feminino estudado por Sigmund Freud e o eu - lírico feminino encontrado nas canções de Chico Buarque. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de cunho bibliográfico estudando a teoria Freudiana e Lacaniana em relação aos estudos da psicanálise, além de realizarmos uma análise de músicas de Chico Buarque que estão relacionadas a tal teoria. Além disso, embasamos nossa pesquisa em autores que já publicaram trabalhos sobre este tema, tais como Abreu e Cavalcanti (2018), Lima (2017) e Samico (2012), dentre outros. Outrossim, tivemos como objeto de estudo a devastação amorosa nos sujeitos orientados no campo do feminino e como articulador dessa questão nos servimos das canções de Chico Buarque que tocam de modo artístico, poético e belo, o sentimento de devasta ção da alma feminina. Nesse contexto, os resultados mostram que a devastação pode incluir o campo da reivindicação, mas não apenas isso. A devastação é da ordem do Real. Dizer isso incide sobre a insistência de amor, que não cessa de não se escrever, reinserindo a mulher a cada repetição a experiência da não relação sexual. Assim, no decorrer da análise da teoria freudiana e lacaniana acerca da sexualidade feminina e feminilidade observou-se que a relação devastadora que a menina pode vir a ter na relação com sua mãe poderá repetir em seus relacionamentos amorosos da vida adulta. Concluímos, portanto, que a devastação entrelaçada à poética de Chico Buarque mostrou-se um caminho adequado para o percurso traçado neste trabalho, permitindo-nos fazer uso da palavra cantada por ele e levando-nos mais além, onde a teoria por si só não dá conta de discorrer.
Descrição: ANDRADE, D. S. G. de. Entre a psicanálise e a poesia de Chico Buarque: Uma discussão sobre o feminino e a devastação. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21905
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayanny Sandrelly Gonçalves de Andrade.pdfPDF - Dayanny Sandrelly Gonçalves de Andrade13.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.