Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21908
Título: A dimensão noética num indivíduo acometido pela mucopolissacaridose: Um estudo de caso sob a perspectiva da logoterapia e análise existencial
Autor(es): Souza, Rayssa Pereira de
Palavras-chave: Logoterapia
Dimensão noética
Mucopolissacaridose
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: O presente trabalho aborda o aspecto da dimensão noética no desenvolvimento e superação de um quadro de doença rara, sendo esta a mucopolissacaridose. Expõe um estudo de caso de um indivíduo acometido por tal condição, apresentando uma série de fatores biopsicossociais que o mesmo enfrenta, destacando-se por possuir uma grande influência potencial de sua dimensão espiritual para responder às situações-limite e conflitos existenciais, conseguindo lidar de forma positiva e favorável frente às suas limitações. A Logoterapia de Viktor Emil Frankl (1905-1997) oferece uma visão de homem (Análise Existencial) que pode promover contribuições para a compreensão e o favorecimento do potencial de resistência do espírito humano no tocante às adversidades, nas quais se inclui nascer com alguma doença e/ou deficiência ou adquiri-la ao longo da vida, afastando-se de uma perspectiva patológica dos déficits para priorizar a presença dos valores e outros meios positivos tais como a liberdade, a responsabilidade e a autotranscendência.
Descrição: SOUZA, R. P. de. A dimensão noética num indivíduo acometido pela mucopolissacaridose: Um estudo de caso sob a perspectiva da logoterapia e análise existencial. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21908
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayssa Pereira de Souza.pdfPDF - Rayssa Pereira de Souza18.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.