Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21911
Título: Concepção do discurso e do sujeito evangélico neopentescostal e sua relação com a loucura em Campina Grande - PB
Autor(es): Silva, Antonio Marcos Candido da
Palavras-chave: Loucura
Cura
Religião
Invenção social
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: Este artigo é o resultado de uma pesquisa PIBIC da cota de 2017/2018, sob a orientação do professor Doutor Wilmar Roberto Gaião, teve como objetivo compreender o processo de invenção social do discurso evangélico neopentecostal sobre a loucura na cidade de Campina Grande, investigar o nascimento e a construção desse saber, de que forma o discurso evangélico neopentecostal nasce no sudeste do Brasil, se estabelece no nordeste e em Campina Grande. Trata-se de uma pesquisa descritiva analítica, Outra característica para esta pesquisa, em consonância com o modelo descritivo analítico, é o fato de não existir pretensão do pesquisador em interferir na realidade estudada. Estudando a comunidade escolhida percebemos que há um interesse em se oferecer a cura, ao que é desenganado pela medicina convencional, a loucura também acaba por se enquadar no campo dessas doenças, e, portanto, no campo do desengano da medicina, tornando um campo que provável só a fé pode curar. A saída tomada por eles é exatamente pela fé. Obtivemos alguns relatos nas entrevistas que evidenciam essa posição da religião em relação à loucura e como o saber neopentecostal lida e se apropria de um discurso para na tentativa de dar conta do fenômeno da loucura. Consideramos, assim, que a igreja, não despreza por total o saber médico, mas que concomitantemente a esse quadro médico, também é dado um diagnóstico e um tratamento espiritual, numa compreensão de que todas as doenças possuem uma explicação espiritual.
Descrição: SILVA, A. M. C. da. Concepção do discurso e do sujeito evangélico neopentecostal e sua relação com a loucura em Campina Grande - PB. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21911
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Marcos Cândido da Silva.pdfPDF - Antônio Marcos Cândido da Silva13.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.