Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21916
Título: Relato de experiência no Programa Academia da Saúde no município de Sossego/PB
Autor(es): Silva, Francisco de Assis Ferreira da
Palavras-chave: Treinamento funcional
Promoção da saúde
Atividade física
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: Este trabalho relata a experiência de intervenção no processo de estágio em Educação Física, cujo objetivo foi promover atividades físicas direcionadas aos participantes do Programa "Academia de Saúde”, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde do município de Sossego/PB. O desenvolvimento da programação do estágio proporciona condições ao futuro profissional, de complementação educacional, acadêmica, e prática profissional mediante efetiva participação no desenvolvimento dos programas, e planos de trabalho junto à unidade organizacional em que realiza o estágio, bem como complemento do processo ensino- aprendizagem. As ações foram desenvolvidas no período de seis meses, de julho a dezembro de 2018, no prédio da Academia de Saúde, sendo divididas em cinco etapas distintas: capacitação/educação permanente, observação participante, planejamento das atividades físicas, oferta de atividades físicas e evento de socialização com os participantes . Os procedimentos metodológicos foram pautados no desenvolvimento de movimentos do Treinamento Funcional. Entendemos que o desenvolvimento deste estágio proporcionou ao público participante uma nova experiência, daí a importância do processo de intervenção com a proposta de aliar os exercícios da vida diária ao Treinamento Funcional, que segundo os participantes além de contribuir para as capacidades funcionais e qualidades físicas, contribuiu também para uma melhoria da qualidade de vida. Participou das aulas de treinamento funcional um grupo composto por trinta mulheres, com faixas etárias variadas. As atividades seguiam sempre a mesma sequência onde inicialmente havia o acolhimento, seguido de alongamento, aquecimento e chegando ao foco principal da aula, onde eram desenvolvidos exercícios para a região do CORE, bem como, para membros inferiores, em forma de circuitos, finalizando sempre com o relaxamento. Todas as atividades foram orientadas e tomadas as devidas precauções caso existissem limitações. Ao final de cada encontro, os participantes relatavam informalmente o prazer, a satisfação, demonstrando mais disposição e alegria. Notou-se que os usuários responderam de forma positiva as práticas de saúde e educação desenvolvidas, sempre com motivação para o alcance dos objetivos propostos pelo programa. A participação neste projeto trouxe experiência e ampliou nossa visão sobre o quão é importante à promoção de saúde através da atividade física. Diante disto, concluímos que o estágio de intervenção com o Treinamento Funcional foi relevante tanto para nossa formação quanto o conhecimento científico e principalmente pela contribuição no processo de promoção à saúde dos usuários do programa.
Descrição: SILVA, F. de A. F. da. Relato de experiência no Programa Academia da Saúde no município de Sossego/PB. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21916
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco de Assis Ferreira da Silva.pdfPDF - Francisco de Assis Ferreira da Silva9.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.