Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21943
Título: Elaboração de uma cartilha sobre ginástica laboral para servidores técnicos administrativos de uma instituição pública de ensino superior
Autor(es): Silva, Safira Slana Andrade
Palavras-chave: Ginástica laboral
Saúde do trabalhador
Ergonomia
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: O trabalho é uma construção sócio-histórica, um processo oscilante e mutável. Com o processo de urbanização e industrialização a qualidade de vida das pessoas foram afetadas negativamente, tanto dentro como fora do trabalho. Em torno desses trabalhadores há inúmeros riscos ambientais e organizacionais decorrentes dos processos de trabalho em que desencadeiam alterações tanto na saúde como também na produtividade. A Ginástica Laboral é uma prática de exercícios que ocorrem no ambiente de trabalho e visa a prevenção e redução do desconforto músculo-esquelético acometidos pelo processos laborais. Há benefícios comprovados e eficazes do programa de Ginástica Laboral nas empresas, como redução de dor, prevenção de acidentes de trabalho, melhora do estilo e qualidade de vida. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura com seleção de artigos envolvidos na temática no período de 2000 a 2018, utilizando o Lilacs (Índice da Literatura Científica e Técnica da América Latina e Caribe) e Scielo (Scientific Eletronic Library Online) como base de dados. Resultados e conclusões: A cartilha foi desenvolvida com enfoque de ser mais um intensificador da promoção de qualidade de vida do trabalhador, sendo esta redigida em linguagem acessível para fácil compreensão e maior proveito do conhecimento.
Descrição: SILVA, S. S. A. Elaboração de uma cartilha sobre ginástica laboral para servidores técnicos administrativos de uma instituição pública de ensino superior. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21943
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Safira Slana Andrade Silva.pdfPDF - Safira Slana Andrade Silva36.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.