Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21975
Título: Análise comparativa do desempenho da força muscular em mulheres durante as diferentes fases do ciclo menstrual
Autor(es): Martins, Juliana Araújo
Palavras-chave: Treinamento resistido
Força muscular
Ciclo menstrual
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho da força muscular (FM) em mulheres durante as diferentes fases do ciclo menstrual (CM). Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de caráter qualitativa, onde foram selecionados 10 artigos nas bases de dados Sciello, Lilacs, Pubmed e BVS, utilizando como palavras-chave “treinamento resistido”, “força muscular” e “ciclo menstrual”. Com os dados obtidos observamos que a maioria dos autores perceberam que houve influência do CM, acarretando prejuízo no desempenho da força muscular em mulheres. Alguns autores perceberam na fase folicular (menstrual), outros na fase lútea (pré-menstrual) e alguns ainda observaram diferenças entre os membros superiores (MMSS) e membros inferiores (MMII). Nesse aspecto, concluímos que as diferentes fases do ciclo menstrual podem interferir no desempenho da força muscular em mulheres e que se faz necessária a realização de mais estudos acerca deste assunto.
Descrição: MARTINS, J. A. Análise comparativa do desempenho da força muscular em mulheres durante as diferentes fases do ciclo menstrual. 2018. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21975
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Araújo Martins.pdfPDF - Juliana Araújo Martins3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.