Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21977
Título: Imagem corporal em pessoas que sofrem de transtorno alimentar: Uma revisão integrativa
Autor(es): Tavares, Ana Paula de Figueiredo
Palavras-chave: Transtorno alimentar
Imagem corporal
Tratamento multiprofissional
Atividade física
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: A imagem corporal é uma interpretação mental que o indivíduo apresenta da forma e dimensão dos corpos, além de uma sensação identificada podendo ser positiva ou negativa relacionada ao seu próprio corpo. A pesquisa objetivou analisar a forma que que as pessoas percebem a sua imagem corporal, fazendo uma alusão a importância da prática de exercícios físicos quando direcionados por um profissional adequado, como o Educador Físico por exemplo, e mostrar também a importância das demais áreas da saúde no tratamento desse transtorno. Foram encontrados no total de 57 artigos nas bases de dados da Scielo, Periódico Capes, BVS; destes, 31 foram utilizados, estes passaram pela leitura do título e do resumo do artigo para verificar se o mesmo tratava do assunto pesquisado. Foram excluídos 26 artigos pois não estavam relacionados diretamente ao assunto, ou possuíam a data de publicação muito antiga. Após este procedimento, ocorreu a análise criteriosa dos dados, verificando se os mesmos respondiam à pergunta do estudo. Todos os textos inclusos relatam sobre a imagem corporal e os transtornos alimentares como sendo uma prevalência feminina, sendo algo que ainda é difícil de detectar, pois age de forma silenciosa e só é percebido quando a pessoa já está em estágio debilitado. É necessário que as pesquisas sejam aprofundadas nessa área, para que assim os resultados possam contribuir de maneira significativa na qualificação dos profissionais que trabalham com os indivíduos que possuem qualquer distúrbio na imagem corporal.
Descrição: TAVARES, A. P. de F. Imagem corporal em pessoas que sofrem de transtorno alimentar: Uma revisão integrativa. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21977
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula de Figueiredo Tavares.pdfPDF - Ana Paula de Figueiredo Tavares10.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.