Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2198
Título: Percepção sobre saúde em idosos não institucionalizados no município de Campina Grande - PB
Autor(es): Melo, Estefânia dos Santos
Palavras-chave: Saúde do Idoso
Saúde Bucal
Odontologia
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: A população idosa é o segmento que estar crescendo no Brasil, apresentando um idoso com condições físicas, sociais e psíquicas bastante particulares. O objetivo estudo foi avaliar a saúde bucal e sistêmica dos idosos assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS do município de Campina Grande – PB. Realizou-se um estudo transversal, descritivo e exploratório através de questionário contento o Índice de Katz, Capacidade mastigatória, doenças sistêmicas e a necessidade e/ou presença de prótese, e dados sócio demográficos. A amostra avaliada foi de 100 idosos. Observou-se que a grande maioria dos entrevistados eram mulheres na faixa etária de 62 a 88 anos com idade média de 72 anos, viúvos (as), aposentados (as), com casa própria, plano de saúde, residem de 1 a 3 pessoas, estes relataram que a renda depende do idoso, sendo a mesma suficiente para suas necessidades; em relação às atividades sociais os idosos participam de grupos de convivência e todos afirmaram serem aceitos por suas famílias. Os idosos declararam escovar os dentes duas vezes ao dia, quase metade dos entrevistados têm hipertensão, uma minoria tem alteração na postura, nenhum dos idosos utiliza acessório para locomoção e todos são funcionalmente independentes, além disso, estes apresentam capacidade mastigatória satisfatória, fazem uso de prótese, em sua maioria prótese total superior e inferior, com boas condições. Através desse estudo, conclui-se a maioria dos idosos possuem doenças sistêmicas, tem capacidade mastigatória satisfatória e são independentes de acordo com o Índice de Katz. E os alimentos de maior dificuldade de mastigação são a cenoura crua, carnes e maçã.
Descrição: MELO, E. dos S. Percepção sobre saúde em idosos não institucionalizados no município de Campina Grande - PB. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2198
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Estefania dos Santos Melo.pdfEstefania dos Santos Melo663.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.