Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21982
Título: Atividade antifúngica in vitro de extratos vegetais sobre inóculos de Ustilago maydis (CANDOLLE) corda oriundos de frutos de milho
Autor(es): Silva, Leonardo Firmino da
Palavras-chave: Cultura do milho
Carvão-do-milho
Extratos vegetais
Fitopatógeno
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: O Carvão-do-Milho é uma doença causada pelo fungo Ustilago maydis (DC.) Corda de importância secundária que acomete a cultura do milho. Manifesta-se tardiamente no plantio principalmente nos órgãos reprodutivos, e pode ocorrer em alta severidade quando é praticado o recultivo do grão. A doença tem espalhado-se por diversas regiões do país. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de extratos vegetais para o controle de Ustilago maydis in vitro. O experimento foi conduzido em ambiente de laboratório onde foram produzidos e testados os extratos vegetais hidroalcoólicos de Rosmarinus officinalis L., Plumeria pudica Jaq. e Cymbopogon citratus (DC.) Stapf. nas concentrações de 10%, 35%, 50% e 80% com 4 repetições cada sobre inóculos de U. maydis (DC.) Corda, para caracterização de suas capacidades atividade antifúngica. O delineamento experimental foi conduzido inteiramente casualizado. Observou-se que os extratos a base de C. citratus (1- 10%, 3 – 50% e 4- 80%) se mostraram potenciais para a inibição do desenvolvimento pro-micelial de U. maydis, sendo a repetição 4 – 80% o tratamento que apresentou menor desenvolvimento fúngico (1,02 cm). O extrato vegetal de P. pudica apresentou capacidade antifúngica significativa em relação à testemunha apenas no tratamento 4 – 80% (1,22 cm). Já R. officinalis não apresentou atividade antifúngica significativa em relação ao controle. No experimento in vitro, pode-se observar que o extrato de C. citratus e P. pudica diminuiu o crescimento micelial, o primeiro com maior efetividade. Sendo estes extratos mais indicados para estratégias para o controle do patógeno.
Descrição: SILVA, L. F. da. Atividade antifúngica in vitro de extratos vegetais sobre inóculos de Ustilago maydis (CANDOLLE) corda oriundos de frutos de milho. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21982
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Firmino da Silva.pdfPDF - Leonardo Firmino da Silva15.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.