Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21997
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souto, Laura Isabela Marinho de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T18:49:47Z | - |
dc.date.available | 2020-05-05T18:49:47Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21997 | - |
dc.description | SOUTO, L. I. M. de A. Discussão sobre os jogos e brincadeiras populares na educação física: Uma proposta para o ensino fundamental I. 2012. 27f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inserção da Educação Física na escola direciona-se em buscar contribuir para a formação integral do aluno, mostrando-lhes que a realidade na qual estão inseridos contribui com o processo de construção do ser, assim como o acompanha através de uma cultura classificada como Cultura Corporal. Esta se manifesta socioculturalmente através de jogos, esporte, ginástica, luta e dança. O presente estudo objetiva discutir como são utilizados os Jogos e Brincadeiras Populares dentro das propostas pedagógicas e dos currículos da disciplina Educação Física, a fim de conhecer e identificar a importância dada a esses conteúdos pelos professores da área. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo bibliográfica e documental, fundamentada nos referenciais teóricos que norteiam a área, considerando-os a partir do conteúdo (Jogos) e da metodologia de ensino. Ao tratarmos sobre essa temática, possibilitamos uma participação holística de todo o núcleo escolar, ou seja, um envolvimento integral da escola, professores, pais, alunos e da comunidade para com a educação do ser. Assim, através do conteúdo Jogo, a educação ganha novos rumos, pois incorpora conhecimentos do cotidiano dos alunos, diversifica formas de intervenção, bem como, resgata Jogos e Brincadeiras Populares. Esse conteúdo torna-se apenas limitado por meio da compreensão/discussão que recebe por cada grupo em que encontra-se inserido. Conclui-se, portanto, que as obras estudadas permitem um maior acesso aos conhecimentos sobre a temática, porém, surge do professor a iniciativa de pesquisar, conhecer, utilizar e valorizar a mesma. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Jogos populares | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.title | Discussão sobre os jogos e brincadeiras populares na educação física: Uma proposta para o ensino fundamental I | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EEFE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Laura Isabela Marinho de Araújo Souto.pdf | PDF - Laura Isabela Marinho de Araújo Souto | 501.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.