Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/220
Título: Tabagismo, fatores comportamentais e ambiente familiar entre adolescentes brasileiros
Autor(es): Ribeiro, Gabriella Lima Arrais
Palavras-chave: Tabagismo
Promoção da saúde
Jovens
Epidemiologia
Data do documento: 19-Set-2012
Resumo: Avaliar a associação entre o tabagismo, fatores comportamentais e ambientais entre adolescentes de escolas da rede pública de Campina Grande-PB. Foi realizado um estudo transversal analítico, no qual participaram 574 adolescentes, entrevistados por meio de formulário estruturado, contendo perguntas relacionadas a fatores comportamentais e ao tabagismo. Os testes estatísticos utilizados foram o Qui-quadrado e o Exato de Fisher (significância de 5%). A prevalência de tabagismo foi de 3,3%; a menor idade relatada para o início do uso do cigarro foi oito anos e a maior frequência de início do fumo foi a faixa etária entre 11 e 14 anos (44,3%). Um percentual de 84,3% dos fumantes consumia entre um a 10 cigarros por dia. O tabagismo foi associado à defasagem escolar (p=0,047); ao sexo (p=0,016); ao consumo e frequência do uso de álcool (p<0,001) e ao relacionamento com o pai (p=0,014) e com a mãe (p=0,004). Apesar da baixa prevalência encontrada do hábito do tabagismo, observou-se um início prematuro sugerindo que campanhas educativas devem ser enfocadas em idades mais precoces. Dentre as variáveis analisadas, destaca-se o uso do álcool, outra grande dependência humana, constatando-se que o tabagismo pode ser influenciado não só pelo consumo, mas também pela intensidade do uso etílico.
Descrição: RIBEIRO, G. L. A. Tabagismo, fatores comportamentais e ambiente familiar entre adolescentes brasileiros. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/220
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriella Lima Arrais Ribeiro.pdfGabriella Lima Arrais Ribeiro486.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.