Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2200
Título: Conhecimento e percepção dos pacientes sobre saúde bucal
Autor(es): Sampaio, Camila Soares
Palavras-chave: Conhecimento
Odontologia
Saúde bucal
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento e a percepção de saúde bucal pelos pacientes atendidos na Clínica de Periodontia da Universidade Estadual da Paraíba no início e término do tratamento. Foi realizado um estudo transversal, no qual 23 pacientes com idades de 13 a 62 anos foram entrevistados através de questionário semiestruturado, que foi aplicado no inicio e término do tratamento. Para as análises estatísticas foram utilizados testes de Qui-quadrado de Pearson de medidas esperadas e observadas, para comparar os dados obtidos no pré e o pós-tratamento. Nas análises inferenciais, aceitou-se significância de p ≤ 0,05. Dentre os principais resultados verificou-se uma melhora na concepção da importância dos dentes ao término do tratamento, como também na auto-avaliação de saúde bucal que passou de “regular” para “boa” (p<0,05). A frêquencia de escovação e uso do fio dental aumentaram. O conhecimento sobre utilidade do flúor, do dentrificio e duração dos dentes também teve uma frequência maior no pós tratamento. Observou-se que é de grande importância a educação em saúde bucal por parte dos profissionais para uma maior conscientização dos pacientes sobre a higiene oral, e assim concluiu-se que há a necessidade de maior orientação sobre saúde bucal por parte dos alunos e profissionais da Odontologia.
Descrição: SAMPAIO, C. S. Conhecimento e percepção dos pacientes sobre saúde bucal. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2200
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Soares Sampaio.pdfCamila Soares Sampaio300.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.