Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22000
Título: Análises de imagens de livros didáticos do PNLD e suas relações com o ensino da termoquímica
Autor(es): Santana, Letícia Tavares de
Palavras-chave: Linguagem química
Imagens
Livro didático
Termoquímica
Data do documento: 12-Dez-2019
Resumo: Mesmo que os conteúdos sejam ensinados através de conceitos bem relacionados ao cotidiano, não dispensam o uso das representações químicas. As abstrações químicas podem ter visibilidade com o auxílio das imagens, fazendo-se necessário o domínio da linguagem química para uma boa interpretação das mesmas. Esse recurso didático pode ser usado nas aulas, durante a abordagem dos conceitos de termoquímica, para facilitar o processo de ensino/aprendizagem. A visão semiótica vai desvendar de que forma se dá a assimilação dos símbolos da linguagem química na nossa mente, por estar envolvida na mediação do conhecimento químico. Diversas pesquisas na área de educação em ciências química apontam que a utilização de recursos visuais pode auxiliar os estudantes na compreensão dos conteúdos com alto nível de abstração por, em sua maioria, se desenvolverem atrelados a fórmulas, equações, moléculas etc. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar a importância da imagem como uma possibilidade da melhoria da qualidade do ensino dessa ciência como disciplina, a partir da análise de quatro livros didáticos do PNLD, em uma pesquisa bibliográfica. Metodologicamente, essa pesquisa qualitativa investigou algumas imagens dispostas na apresentação de conceitos básicos do conteúdo de Termoquímica, a partir de uma pesquisa exploratória. Pela análise documental percebeu-se, nos livros didáticos, uma utilização mínima de imagens que representem o universo da química, na apresentação dos conceitos termoquímicos, assim como a importância das legendas e da intervenção do professor.
Descrição: SANTANA, L. T. de. Análises de imagens de livros didáticos do PNLD e suas relações com o ensino da termoquímica. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22000
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leticia Tavares de Santana.pdfPDF - Leticia Tavares de Santana464.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.