Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22005
Título: O conto Pâté de Foie Gras como recurso inspirador no ensino de Química na Educação Básica
Autor(es): Alves, Bruno Taveira da Silva
Palavras-chave: Ensino de Química
Ficção científica
Recursos didáticos
Livro paradidático
Data do documento: 13-Dez-2019
Resumo: A literatura de ficção científica é um gênero que lida com conceitos ficcionais e especulativos, geralmente relacionados a ciência e tecnologia e seus impactos na sociedade, baseando-se em fatos e conceitos científicos reais para compor seu enredo. Na busca por alternativas de um ensino de química mais contextualizado, esse trabalho vem propor a utilização de um conto de ficção científica para melhorar a integração entre o aluno e o conhecimento científico, unindo diferentes áreas do conhecimento: a literatura e a química. Desse modo, procurou-se no conto Pâté de Foie Gras do escritor Isaac Asimov elementos ficcionais que poderiam ser utilizados para a explicação de conceitos da química. No conto pôde-se perceber que existe a possibilidade de interligar situações descritas no conto com explicações de conteúdos da química, relacionando com alguns livros didáticos utilizados no ensino de química. A complexidade de informações trazidas neste conto, amplia a possibilidade de os alunos entenderem como a ciência funciona e desenvolve no aluno a competência de leitura. A sequência didática proposta, para a aplicação do conto como um recurso para o ensino de química, foi avaliada por alunos do mestrado do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, a partir do instrumento de coleta de dados que foi o questionário contendo nove itens baseados na escala de Likert e uma questão discursiva. Os resultados foram organizados em gráficos, que trouxe como resposta a excelente aceitação da proposta didática por parte dos participantes, que consideraram a proposta interdisciplinar, inovadora, capaz de desenvolver senso crítico e estimular a competência de leitura, tornando essa sequência didática aplicável ao ensino de química na educação básica.
Descrição: ALVES, B. T. da S. O conto Pâté de Foie Gras como recurso inspirador no ensino de Química na Educação Básica. 2019. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22005
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Taveira da Silva Alves.pdfPDF - Bruno Taveira da Silva Alves760.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.