Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22015
Título: Avaliação de processos oxidativos avançados (H2O2/UV e foto-fenton) para remoção de corantes têxteis
Autor(es): Barbosa, Evelyn Cristine Miná
Palavras-chave: Peróxido de hidrogênio
Foto-fenton
Processos oxidativos avançados
Efluentes têxteis
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: A contaminação dos recursos hídricos é um dos maiores problemas ambientais causados pelo descarte inadequado de rejeitos industriais. Entre as indústrias responsáveis, temos a indústria têxtil que produz efluentes com alta carga orgânica e fortemente tingidos com corantes. Uma das alternativas de tratamento para esse tipo de efluente são os processos oxidativos avançados (POAs), que são processos de oxidação química baseados na geração de radicais livres, principalmente o radical hidroxila, que é uma espécie extremamente reativa e pouco seletiva, sendo bastante eficazes na remoção de produtos químicos orgânicos. Para os ensaios foi utilizado um corante comercial orgânico na cor laranja, utilizado para tingimentos caseiros. Foi aplicado o planejamento experimental tipo fatorial para analisar a influência das variáveis: concentração da solução inicial de corante, quantidade de lâmpadas ultravioleta (UV) utilizadas e tempo de exposição à irradiação UV no processo de degradação do corante para os processos oxidativos avançados H2O2/UV e Foto-fenton. Através do software Statistica foram elaborados modelos representativos para a degradação do corante através dos processos avaliados e gráficos de contorno ilustrando as condições mais favoráveis para a remoção. Para o processo H2O2/UV foi possível obter até 97,95% de remoção do corante e para o processo Foto-fenton a remoção máxima chegou a 86,14%.
Descrição: BARBOSA, E. C. M. Avaliação de processos oxidativos avançados (H2O2/UV e foto-fenton) para remoção de corantes têxteis. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22015
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evelyn Cristine Miná Barbosa.pdfPDF - Evelyn Cristine Miná Barbosa462.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.