Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22019
Título: Recuperação de solo contaminado com rejeito da lavagem de corte de granito utilizando técnica de biorremediação
Autor(es): Almeida, Olga Elyzabeth Lucena
Palavras-chave: Rochas ornamentais
Contaminação do solo
Landfarming
Biorremediação
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: O resíduo de beneficiamento do granito é considerado um contaminante do meio ambiente, sendo lançado de maneira inadequada na maioria das vezes. Com o intuito de minimizar esses impactos, várias pesquisas têm sido realizadas para um melhor descarte e/ou reaproveitamento desses resíduos de maneira sustentável, um deles é para o enriquecimento nutricional do solo e nutrição das plantas. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o Landfarming como técnica de biorremediação na redução ou total remoção do rejeito de beneficiamento do granito (lama) adicionado ao solo em condições de campo para possível utilização na agricultura. No presente estudo foi observado o comportamento do solo em condições de campo, misturado com porcentagens de 1,66; 3,33; 5,0 e 6,66% do rejeito oriundo do corte de granito. Foram feitas análises da umidade após 72 h da umidificação do solo com água. Foi realizada uma pausa de 90 dias para que o solo natural e o rejeito tivessem maiores interações químicas, físicas e biológicas, sendo esse o processo natural da biorremediação. Em seguida foi feito o revolvimento do solo e nova umidificação, conferindo a umidade após 72 h. A água infiltrada foi coletada, medido seu volume em ambas as umidificações e analisadas por meio da quantificação da Demanda Química de Oxigênio (DQO). O monitoramento da umidade permitiu avaliar qual porcentagem de rejeito se comportaria de maneira semelhante ao solo em condições de campo. A realização da análise de DQO apresentou resultados promissores considerando o tempo de tratamento. O teste de infiltração de água do solo serviu para verificar o tempo necessário para saturação do solo, tendo quatro dos cinco compartimentos estudados atingido sua capacidade máxima de infiltração ou saturação por volta de 53 segundos. Após 90 dias de estudo, o solo apresentou sinais de recuperação com o aparecimento de algumas plantas herbáceas e gramíneas, tanto no compartimento onde não teve adição da lama de rejeito, quanto nos compartimentos com as adições de lama. Foi possível concluir que é viável utilizar a técnica de biorremediação para reaproveitamento desse rejeito como complemento para solos.
Descrição: ALMEIDA, O. E. L. Recuperação de solo contaminado com rejeito da lavagem de corte de granito utilizando técnica de biorremediação. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22019
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Olga Elizabeth Lucena Almeida.pdfPDF - Olga Elizabeth Lucena Almeida631.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.