Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22021
Título: Avaliação da interação entre a segurança do trabalho e a prática laboral dos profissionais da coleta de resíduos sólidos do município de Campina Grande – PB
Autor(es): Vasconcelos, Wesla Iohana Cantalice
Palavras-chave: Educação ambiental
Riscos ocupacionais
Acidentes de trabalho
Resíduos sólidos urbanos
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Em virtude da globalização surgiu a necessidade de ser elaborado um regimento para o gerenciamento de resíduos sólidos em decorrência do aumento dos mesmos de modo excessivo nos últimos anos, ocasionado pelo crescimento do poder de aquisição e falta de conscientização da população. Com o acréscimo desses resíduos houve a necessidade de aumentar a mão de obra, constituindo assim os trabalhadores que realizam a coleta regular conhecida como lixo comum e a coleta especial dos resíduos que precisam de tratamento especial. O presente estudo buscou avaliar a interação entre a segurança do trabalho e a prática laboral dos profissionais junto à coleta regular dos resíduos sólidos. Na metodologia de estudo foi utilizada a técnica da pesquisa exploratória em que os conteúdos trabalhados foram necessários para o entendimento dos problemas, e a partir da coleta de dados por meio da aplicação de questionários, etapa inicial da pesquisa, tornou possível elaborar projetos de intervenção com o objetivo de conscientização e motivação para o uso correto das normas de qualidade ambiental na coleta de lixo. Foi possível concluir que é necessário que haja conscientização da população como um todo, dos empregadores e trabalhadores, para que se possa cuidar da saúde e segurança desses colaboradores catadores (coletores) de lixo doméstico.
Descrição: VASCONCELOS, W. I. C. Avaliação da interação entre a segurança do trabalho e a prática laboral dos profissionais da coleta de resíduos sólidos do município de Campina Grande – PB. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22021
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wesla Iohana Cantalice Vasconcelos.pdfPDF - Wesla Iohana Cantalice Vasconcelos900.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.