Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22022
Título: A industrialização na construção civil como uma alternativa para a minimização da geração de resíduos: O sistema construtivo de parede de concreto
Autor(es): Souza, Yago Rocha de
Palavras-chave: Resíduos da construção civil
Parede de concreto
Construção civil
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: A construção civil é uma atividade que acarreta grande consumo de recursos naturais e como consequência resulta em grandes quantidades de gerações de resíduos os quais precisam de uma disposição final ambientalmente adequada. Dessa forma, existe a necessidade do surgimento de novos métodos construtivos mais industrializados que otimizem o processo de construção de obras, minimizando o desperdício e consequentemente a geração de resíduos. Logo, o objetivo deste trabalho foi analisar uma obra de 128 unidades habitacionais onde o sistema construtivo é o de parede de concreto, a partir da estimativa da taxa de geração de resíduos da construção civil classe A, expressa em unidade de volume por unidade de área. Depois de realizada a estimativa, o resultado obtido foi comparado com os métodos construtivos de alvenaria convencional e alvenaria estrutural. A partir da análise e tratamento dos dados coletados, que ocorreu por meio da verificação do volume de concreto necessário, descrito no projeto da construtora, comparando com as notas fiscais de compra do concreto na usina de concretagem e, relacionando com a área construída total para os oito blocos, estimou-se o excedente de concreto. A taxa de geração de resíduos da construção civil, classe A, para a obra analisada, -2 que foi de 0,0067 m³.m . O resultado obtido foi 34,95% e 73,20% inferior aos métodos construtivos de alvenaria estrutural e alvenaria convencional, respectivamente. Conclui-se, dessa forma, que para a análise realizada, o sistema construtivo de parede de concreto pode ser uma alternativa viável para a minimização da geração de resíduos em obras da construção civil, em comparação com os sistemas construtivos de alvenaria convencional e alvenaria estrutural.
Descrição: SOUZA, Y. R. de. A industrialização na construção civil como uma alternativa para a minimização da geração de resíduos: O sistema construtivo de parede de concreto. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22022
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yago Rocha de Souza.pdfPDF - Yago Rocha de Souza889.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.