Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22024
Título: Avaliação de riscos em uma casa de shows na cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Vasconcelos, Yuri Nóbrega
Palavras-chave: Método de Árvore de Falhas.
Plano de Gerenciamento de riscos
Análise de riscos
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: As tragédias ocorridas dentro de locais de entretenimento, como casas de shows, têm se tornado cada vez mais recorrente. Essa triste realidade já vitimou fatalmente inúmeras pessoas, que tiveram suas vidas interrompidas de maneira trágica e precoce. Diante disso, analisar os riscos a ponto de identificá-los e, posteriormente, promover um gerenciamento se tornou objetivo de vários empreendimentos que não querem ter a triste semelhança de ser palco de uma tragédia que ficará marcada para sempre na história de um país. A análise dos riscos promove uma maior segurança para o local e, consequentemente, para as pessoas que estão dentro do mesmo, visto que tem por finalidade, após a identificação dos riscos, controlá-los, minimizá-los e até evitá-los, além de auxiliar no plano de comunicação. Logo, esses métodos foram utilizados para avaliar uma casa de shows na cidade de Campina Grande-PB, que atua no ramo de entretenimento e show business. Para tal, foi utilizado também o método de árvore de falhas, que tem por finalidade a partir de um evento topo construir um fluxograma dos riscos identificados e avaliados dentro do empreendimento em estudo. A partir daí, após o levantamento de todos os riscos, pôde-se definir estratégias e ações para combater tais riscos, garantindo, principalmente, a segurança do público. No estudo em questão, identificou-se que os maiores problemas relacionados as tragédias em casas de shows estavam relacionadas a falha na operação da boate, desde problemas com as saídas de emergência até problemas com extintores, e à falha na operação do Corpo de Bombeiros. Entretanto, o local que foi objeto de estudo do presente trabalho apresentou resultados satisfatórios com relação ao controle e monitoramento de prováveis riscos que poderiam gerar uma eventual tragédia. O empreendimento em questão está com sistema de segurança bem empregado e em perfeita ativação, segundo as leis e as fiscalizações feitas por órgãos responsáveis, oferecendo segurança ao público.
Descrição: VASCONCELOS, Y. N. Avaliação de riscos em uma casa de shows na cidade de Campina Grande – PB. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22024
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yuri Nóbrega Vasconcelos.pdfPDF - Yuri Nóbrega Vasconcelos4.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.