Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2203
Título: Avaliação da condição de saúde bucal e da qualidade de vida em pacientes com câncer de cabeça e pescoço após radioterapia
Autor(es): Silva, Miguel Frankiln Alves
Palavras-chave: Qualidade de vida
Câncer
Saúde bucal
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Objetivo:Este estudo objetivou analisar a condição de saúde bucal (CSB) e a qualidade de vida (QV) em pacientes com câncer de cabeça e pescoço após radioterapia. Metodologia: Realizou-se estudo com delineamento quantitativo, analítico, do tipo transversal, através da aplicação de um questionário - UWQOL versão 4, em 71 pacientes, nos ambulatórios de dois Hospitais de câncer na Paraíba; a CSB foi avaliada utilizando os critérios de Lockhart e Clark. Foram aplicados teste de Regressão Linear de Poisson e Logística, para verificar associações entre as variáveis, com o nível de significância de 5%. Resultados: Após a avaliação dos pacientes, observou-se que 71,83% eram do gênero masculino; a média das idades foi de 62 anos e 57,74% eram não brancos. Quanto à QV, os maiores escore foram do grupo com acompanhamento odontológico com (830,13) de escore total, ainda apresentando: Dor (93,13) e Paladar (83,07) com maiores escores compostos. Quanto à avaliação de saúde bucal, o maior escore foi para o grupo sem acompanhamento 4,08 para o item higiene bucal. Conclusão: Assim, concluise que o acompanhamento deve iniciar antes mesmo do tratamento, visto que a doença e as terapêuticas, por si só, comprometem a qualidade de vida dos pacientes.
Descrição: SILVA, M. F. A. Avaliação da condição de saúde bucal e da qualidade de vida em pacientes com câncer de cabeça e pescoço após radioterapia. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2203
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Miguel Franklin Alves Silva.pdfMiguel Franklin Alves Silva471.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.