Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Rayanne Lima-
dc.date.accessioned2020-05-05T19:09:49Z-
dc.date.available2020-05-05T19:09:49Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22033-
dc.descriptionBARROS, R. L. Tabela periódica: Uma proposta lúdica com enfoque CTSA para o ensino de Química contextualizado. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo é uma pesquisa de caráter qualitativo que tem por objetivo desenvolver e avaliar uma proposta metodológica lúdica com enfoque CTSA para trabalhar o conteúdo de Tabela Periódica em turma do ensino fundamental 9°ano composta de 15 alunos, os quais foram divididos em cinco grupos. O desenvolvimento deste trabalho contou com etapas que englobaram a aplicação de um questionário, o desenvolvimento de materiais didáticos utilizando materiais alternativos que correlacionam os elementos químicos, com o que é encontrado no cotidiano, visando facilitar a aprendizagem do aluno. Para isso fizemos uso de aula expositiva, aplicação de jogo de palavras cruzadas e redação de texto dissertativo além da construção da tabela periódica no modelo proposto. As etapas da proposta apresentaram como características de avaliação os parâmetros de classificação de Bloom (1993) contemplando avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Ficou perceptível por meio dos resultados obtidos que a presente proposta metodológica é relevante para a área de Ensino de Química, visto que apresentou resultados satisfatórios, como também englobou aspectos importantes para a formação científica e cidadã dos educandos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Elidiana Onofre Costa Lirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectTabela Periódicapt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleTabela periódica: Uma proposta lúdica com enfoque CTSA para o ensino de Química contextualizadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanne Lima Barros.pdfPDF - Rayanne Lima Barros751.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.