Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22037
Título: Dedução da Solução de BTZ
Autor(es): Macário, Bruno Silva
Palavras-chave: Métrica BTZ
Relatividade geral
Algoritmo de Newman-Janis
Equações de Einstein
Data do documento: 24-Out-2019
Resumo: A teoria da relatividade geral, a qual foi proposta por Albert Einstein em 1915, estabelece que a gravitação deve ser vista como uma deformação no espaço-tempo causada pela distribuição de matéria e energia presentes. Nesta teoria, o campo gravitacional é descrito pelas 10 componentes do tensor métrico, gμv, as quais sã soluções das chamadas equações de Einstein. Embora essa teoria tem sido concebida para um espaço-tempo de (3+1) dimensões, alguns pesquisadores encontraram soluções das equações de campo em (2+1) dimensões. Especifi camente no trabalho desenvolvido por Máximo Bañados, Claúdio Teitelboim e Jorge Zanelli (1993), os autores obtiveram a solução das equações de Einstein com a constante cosmológica, para um corpo circularmente simétrico em rotação, que ficou conhecida como a métrica BTZ. Este trabalho tem como objetivo deduzir a métrica BTZ. Porém, ao invés de resolvermos diretamente as equações da relatividade geral, chegaremos à essa solução por meio da técnica matemática intitulada Algoritmo de Newman-Janis (1965).
Descrição: MACÁRIO, B. S. Dedução da Solução de BTZ. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22037
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Silva Macário.pdfPDF - Bruno Silva Macário500.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.