Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2204
Título: Proteção do complexo dentino polpa: uma revisão sistêmica
Autor(es): Nascimento, José Galdino
Palavras-chave: Odontologia
Polpa dentária
Hidróxido de cálcio
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Um dos objetivo da proteção do complexo dentina-polpa é proporcionar uma barreira entre a dentina e o material restaurador restabelecendo a saúde pulpar. A utilização de uma substância que reúna propriedades antibacterianas, antiinflamatórias, além de ser indutora da formação de tecido duro. O objetivo deste estudo foi de verificar, através de revisão de literatura as vantagens, identifica os materiais de proteção do complexo dentinopulpar e as indicações. Os resultados evidenciaram que, a limpeza da cavidade é o primeiro passo para proteção do complexo dentinopulpar, que visa eliminar os resíduos do preparo cavitário que possam interferir com a interação entre os materiais restauradores e os substratos dentinários. O sistema adesivo, contribui para o selamento dos túbulos dentinários, retenção do material restaurador e prevenção da infiltração bacteriana. O cimento de hidróxido de cálcio tem sido utilizado há mais de um século e possui características químico-biológicas para a polpa dentária. Alguns autores relatam que ocorre, após a utilização do sistema adesivo, uma irritação pulpar transitória. Entretanto, para outros, essa irritação é permanente, levando o tecido pulpar à necrose total. Conclui-se que é necessário a proteção do complexo dentinopulpar após o preparo cavitário, de acordo com o material restaurado escolhido para restauração da cavidade.
Descrição: NASCIMENTO, J. G. Proteção do complexo dentino polpa: uma revisão sistêmica. 2012. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2204
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Galdino do Nascimento.pdfJosé Galdino do Nascimento396.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.