Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22040
Título: Modelo de quintessência para a energia escura
Autor(es): Lima, Gubio Gomes de
Palavras-chave: Energia escura
Relatividade geral
Equações de Friedmann
Quintessência
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: Considerando o cenário atual, no qual as descoberta de Hubble e das recentes observações dos grupos de Supernovas Tipos IA, nos leva a considerar um Universo em expansão acelerada. Nossa proposta é estudar possíveis modelos matemáticos que possam contribuir para descrever esse cenário, sabendo que tanto a matéria bariônica como a radiação não contribuem para a expansão, a proposta então é admitindo a existência de uma energia com característica repulsiva denominada Energia Escura (EE). O primeiro modelo matemático utilizado foi resgatando a Constante Cosmológica (CC) utilizada por Einstein, tal modelo não foi totalmente aceito pois ela apresenta alguns problemas, principalmente no seu valor. Portanto este trabalho buscou explorar um modelo dinâmico que tentam representar a EE, por meio do campo escalar (Φ) este modelo muitas vezes é denominado quintessência. Para uma primeira análise foi admitido um cenário no qual a EE domina a composição do Universo, utilizamos o formalismo de primeira ordem com objetivo de auxiliar nas soluções, ao fim deste trabalho, foi proposto um exemplo para ilustrar o formalismo, que nos levará a um Universo Oscilante.
Descrição: LIMA, G. G. de. Modelo de quintessência para a energia escura. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22040
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gúbio Gomes de Lima.pdfPDF - Gúbio Gomes de Lima677.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.