Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22046
Título: Ações desenvolvidas para a promoção da qualidade de vida dos idosos da Universidade Aberta à Maturidade
Autor(es): Farias, Mikaele de Souza
Palavras-chave: Qualidade de vida
Saúde do idoso
Longevidade
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: O envelhecimento é um processo fisiológico, no qual ocorrem alterações físicas, e psicológicas, que geram a diminuição das capacidades funcionais, alterando a força e a resistência, até 2060, a população com 80 anos ou mais deve somar 19 milhões de pessoas, diz o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (IBGE, 2018). No tocante a qualidade de vida dos idosos a mesma envolve saúde física, psicológica, nível de independência, relações sociais, meio ambiente e padrão espiritual assim como capacidade funcional, estado geral de saúde e vitalidade. Objetivo: tem-se como objetivo mostrar as atividades desenvolvidas pela UAMA para a promoção da qualidade de vida dos idosos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de cunho crítico-reflexivo sobre a prática vivenciada na Universidade Aberta a Maturidade na cidade de Campina Grande- PB, na qual são atendidos idosos acima de 60 anos, que participem do programa (UAMA) que totalizam o número de 114 indivíduos. Relato das atividades desenvolvidas: O projeto oferece a oportunidade para a execução de atividades diversas como: aferição de Pressão Arterial e glicemia capilar, e através disso instigar os idosos ao controle de tais parâmetros; incentivar a adesão dos pacientes ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso assim como sanar as dúvidas relacionadas a estes tratamentos; promover momentos de produção de compostos como lambedores e chás a partir de plantas medicinais e, posteriormente, distribuição desses; além de possibilitar discussões sobre os temas de relevância para saúde do idoso dar enfoque ao envelhecimento ativo, e promover maior interação entre os profissionais, acadêmicos e pacientes. Conclusão: De fato é preciso entender que as modificações físicas e psicológicas, que ocorrem no corpo humano durante o processo de envelhecimento, são inevitáveis, entretanto fatores como autonomia e independência, disposição física e relações sociais ampliam consideravelmente a QV sendo assim todos esses aspectos proporcionados pela UAMA se reúnem como um fator decisivo na percepção da melhoria da QV dos alunos.
Descrição: FARIAS, M. de S. Ações desenvolvidas para a promoção da qualidade de vida dos idosos da Universidade Aberta à Maturidade. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22046
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mikaele de Souza Farias.pdfPDF - Mikaele de Souza Farias398.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.