Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22051
Título: Estação meteorológica automática com tecnologia LoRa
Autor(es): Melo, Widson Gomes de
Palavras-chave: LoRa
Internet das Coisas
Meteorologia
Sistemas embarcados
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: Atualmente, o uso de estações meteorológicas automáticas pelas agências gestoras têm sido marcada pelo elevado investimento na compra e na manutenção desses equipamentos. A ausência de tecnologias inovadoras tem agravado a falta desses dispositivos, bem como o interesse por parte das agências, tornando o semiárido brasileiro, região com importante necessidade de monitoramento, disperso de acompanhamento das variáveis climáticas. Em 2019, a Paraíba conta com aproximadamente 21 estações meteorológicas automáticas sob posse da AESA, INMET, entre outras agências, um número bastante escasso para representar as condições meteorológicas e climáticas de um estado com uma área de 56.585 km². Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma estação meteorológica de categoria automática, cujo diferencial inovador é o uso da tecnologia LoRa, para realizar a transmissão das variáveis monitoradas. A tecnologia LoRa é caracterizada por transmitir pacotes de dados a distâncias elevadas, na ordem de quilômetros, por meio de um baixo consumo de energia. Sendo assim, o desenvolvimento de um equipamento completo, com tecnologia viável e funcional, mostra-se capaz de monitorar variáveis meteorológicas e climáticas, por meio de um custo acessível aos cofres governamentais, oferecendo possibilidades de viabilizar este monitoramento por parte das agências responsáveis. Sendo assim, foi desenvolvido uma estação meteorológica automática, composta por três módulos eletrônicos, caracterizados por um datalogger, um repetidor e um gateway, onde juntos podem alcançar distâncias ilimitadas na transmissão dos dados até os grandes centros com acesso à internet. A Estação Meteorológica Automática com Tecnologia LoRa, tem capacidade de monitorar a temperatura ambiente, umidade relativa do ar, precipitação, velocidade do vendo e direção do vento. Além da possibilidade de realizar a gravação dos dados em uma mídia removível para análise, o sistema desenvolvido realiza a submissão das variáveis monitoradas à servidores na internet para possibilitar que esses dados possam ser exibidos em um aplicativo de celular conectado à internet, em qualquer lugar do planeta. O aplicativo de celular também acompanha o conjunto de produtos e serviços que compõem este projeto.
Descrição: MELO, W. G. de. Estação meteorológica automática com tecnologia LoRa. 2019. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22051
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Widson Gomes de Melo.pdfPDF - Widson Gomes de Melo2.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.