Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22056
Título: Redes LoRaWAN, desenvolvimento e implantação em aplicações de internet das coisas
Autor(es): Timóteo Filho, João Ricardo de Lima
Palavras-chave: Internet das coisas
LoRa
LoRaWAN
Data do documento: 12-Dez-2019
Resumo: O seguinte trabalho tem como principal característica mostrar a rede LoRa® o seu protocolo LoRaWAN®, que se encaixa em redes do tipo LPWA e são responsáveis na realização de conexão sem fio entre objetos inteligentes quando se trata da Internet das Coisas, que tem em seu conceito a capacidade de dois objetos, conectados em rede, de se comunicar entre si sem a interferência humana. Para isso será apresentado um estudo sobre a rede LoRa® e o seu protocolo, mostrando o seu conceito, tipo de aplicação, comparação com outras tecnologias e apresentação de dados e histórico. Foi realizado um teste em campo, para mostrar a distância máxima de envio de um pacote de dados, com a utilização do equipamento ESP32 LoRa, da Heltech, que possui comunicação LoRa® e se caracteriza por ser uma nova tecnologia de rádio frequência, possuindo baixo consumo de energia, operado a bateria e comunicação a distância, e tais características estão dentro do conceito de Internet das coisas.
Descrição: TIMÓTEO FILHO, J. R. de L. Redes LoRaWAN, desenvolvimento e implantação em aplicações de internet das coisas. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22056
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Ricardo de Lima Timóteo Filho.pdfPDF - João Ricardo de Lima Timóteo Filho1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.