Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22059
Título: Teoria das categorias como ferramenta para modelagem de domínio
Autor(es): Cavalcante Junior, Arioston Jaerger de Araújo
Palavras-chave: Diagrama de Cordas
Teoria dos Processos
Olog
Teoria das Categorias
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: Um dos grande gargalos no desenvolvimento de software é a comunicação, a falta de símbolos em comum entre a equipe e stakeholders, gera problemas na especificação, a fim de minimizar esse problema o Desenvolvimento dirigido a domínio propõem algumas abordagens como a criação de uma linguagem ubiquá. O objetivo geral do presente trabalho é explorar de que forma é possível utilizar Teoria das Categorias no desenvolvimento de softwares utilizando Desenvolvimento Dirigido ao Domínio, explorando a relação entre o resultado da sessão de Event Storming e Teoria das Categorias, entendendo como dá-se a relação entre Eventos e a representação dos mesmos com tipo. O trabalho faz uso de Olog e Teoria dos Processos para representar o workflow do domínio do problema. A representação gráfica é feita com o uso de Diagrama de Cordas. O trabalho descreve uma das possíveis formas de interligar os tópicos fazendo uso de Teoria das Categorias.
Descrição: CAVALCANTE JUNIOR, A. J. de A. Teoria das categorias como ferramenta para modelagem de domínio. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22059
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arioston Jaerger de Araújo Cavalcante Júnior.pdfPDF - Arioston Jaerger de Araújo Cavalcante Júnior1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.