Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22060
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Alisson Otávio Brito | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T19:21:15Z | - |
dc.date.available | 2020-05-05T19:21:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 600 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22060 | - |
dc.description | PEREIRA, A. O. B. Pensamento computacional na Educação de Jovens e Adultos: Proposta de guia instrucional para a EJA com foco nas competências do profissional do futuro. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A resistência à utilização de novas tecnologias na educação tem sido algo comum entre os educadores, o receio de embarcar em algo novo toma conta, e impede que os professores vejam os benefícios trazidos pela tecnologia. Jeannette Wing mostra de diversas maneiras os benefícios de utilizar o Pensamento Computacional (PC) para resolução de problemas complexos em todas as áreas do conhecimento. Diante disso, diversas pesquisas surgiram, em especial no ramo da educação infantil e/ou ensino fundamental e médio, para que o desenvolvimento do PC começasse desde cedo, entretanto, um público que notoriamente vem sendo inexplorado é o que compreende à Educação de Jovens e Adultos (EJA). O fato dessas pessoas necessitarem de uma educação rápida e eficaz, levou este trabalho de pesquisa a desenvolver uma proposta que une o pensamento computacional à metodologia de desenvolvimento ágil SCRUM, dado o fato que para a EJA é indispensável a velocidade de ensino e com a melhor qualidade possível. O trabalho propõe-se a contribuir com um guia instrucional, onde o educador juntamente com os educandos, serão ativos no processo de aprendizagem, e, com o foco nas competências do profissional do futuro, colaborar para o conhecimento do público abordado. Quanto às limitações do trabalho, pode ser citado que não houve a aplicação experimental da pesquisa para saber o comportamento do método proposto no mundo real. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciana de Queiroz Leal Gomes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.title | Pensamento computacional na Educação de Jovens e Adultos: Proposta de guia instrucional para a EJA com foco nas competências do profissional do futuro | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 08 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alisson Otávio Brito Pereira.pdf | PDF - Alisson Otávio Brito Pereira | 1.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.