Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22061
Título: Análise de dados de músicas utilizando a mídia social Spotify
Autor(es): Felisberto, Adriano Araújo
Palavras-chave: Consumo de músicas
Streaming
Spotify
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: Neste trabalho, objetivou-se apresentar o seguinte tema: análise de dados de músicas utilizando a mídia social Spotify. Nesse sentido, buscou-se, a princípio, mostrar que com a popularização da internet e a evolução tecnológica, surgiram novos meios para o consumo de músicas, que outrora só era possível através de instrumentos musicais, rádios, discos de Vinis, ou LPs, fita cassete e CDs. Assim, surgiram no mercado digital os streamings de música, como o Spotify, objeto de estudo deste trabalho, o qual possibilita ao usuário ouvir, selecionar as músicas de acordo com o gênero, estilo e época de vários artistas do mundo, podendo ouvi-las em qualquer momento e lugar, bastando ter internet. Nesse sentido, o objetivo geral que norteia este trabalho, é analisar os dados provenientes do Spotify. Esses dados são de músicas contidas em quatro países: Brasil, França, Japão e Estados Unidos. A análise consistiu em identificar alguns padrões de estilos tocados nesses países. Para tanto, buscou-se delimitar a metodologia que mais se adequa ao método utilizado, o experimental, sendo assim, a pesquisa classificou-se, em básica, explicativa, bibliográfica, experimental e quantitativa. Como coleta de dados, buscou-se realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática nos meios físicos, livros, e na Internet através de artigos sobre o tema utilizando, por exemplo, o Google Acadêmico. Para a fase experimental procurou-se coletar os dados utilizando a biblioteca do Spotipy, desenvolvida com a Linguagem de Programação Python. As buscas foram feitas por playlists em cada um dos países deste estudo: Brasil, França, Japão e Estados Unidos. Como resultado, obteve-se a quantidade de músicas por país, o estilo, a categoria e os artistas mais ouvidos através de gráficos e tabelas. Os Estados Unidos (US) contêm a maior concentração de músicas, seguido do Brasil. Toda análise foi realizada com base na coleta de dados realizada no período de março de 2019 a junho de 2019. Usando como termo de busca a frase “top 50”, o qual retornou playlists com as músicas mais tocadas em cada país. Conclui-se que com a análise foi possível identificar nas playlists do Spotify diversas músicas e estilos diversificados em cada país estudado, mostrando assim, que o streaming se tornou uma importante ferramenta para o consumo de música em qualquer lugar e momento.
Descrição: FELISBERTO, A. A. Análise de dados de músicas utilizando a mídia social Spotify. 2019. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22061
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriano Araújo Felisberto.pdfPDF - Adriano Araújo Felisberto2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.