Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22071
Título: Práticas pedagógicas com software educativo: História de superação na APAE de Campina Grande-PB
Autor(es): Silva, Rosana Márcia da
Palavras-chave: Softwares educativos
Inclusão digital
Tecnologias educativas
Práticas pedagógicas
Data do documento: 1-Mar-2019
Resumo: O estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE no período de agosto a dezembro de 2018. Os objetivos da nossa pesquisa foram analisar os projetos pedagógicos e também os tipos de softwares educativos utilizadas no processo de desenvolvimento das potencialidades dos discentes do local, a fim de tornar o ensino especial prático, interativo e didático.Adotamos a pesquisa de cunho qualitativo e exploratória realizando uma entrevista cujo corpus contou com a participação da coordenação pedagógica, do corpo docente e de alguns discentes da instituição. Buscamos apoio teórico nos estudos de Carvalho (2004),Castro e Pimentel (2009),Mills (2003),Oliveira (1993), Vigotski (1997), dentre outros. Através dos dados coletados na pesquisa foi possível constatar que a inclusão tecnológica na APAE, permite cada vez mais, a interação dos alunos, viabilizando o acesso a informação numa tentativa de atender as diferenças individuais, garantindo condições propícias para a construção do conhecimento. A tecnologia consegue tornar as aulas dinâmicas, interativas, diversificadas, além disso, promove diversos benefícios aos estudantes, tais como: fixação do conteúdo, ajuda a aplicar o conhecimento adquirido, contribuindo de forma satisfatória para a melhoria do aprendizado, é muito importante que os alunos com deficiência tenham essa vivência tecnológica, a fim de que ocorra a inserção social e tecnológica destes numa sociedade dita digital e da informação.
Descrição: SILVA, Rosana Márcia da. Práticas pedagógicas com software educativo: História de superação na APAE de Campina Grande-PB. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22071
Aparece nas coleções:EAD - Especialização em Tecnologias Digitais na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosana Márcia da Silva.pdfPDF - Rosana Márcia da Silva694.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.