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dc.contributor.authorSilva, Jéssica Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-05-18T20:56:45Z-
dc.date.available2020-05-18T20:56:45Z-
dc.date.issued2020-04-10-
dc.identifier.otherCDD 469.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22074-
dc.descriptionSILVA, J. R. Gramáticas pedagógicas e a inovação no ensino de língua portuguesa. 2019. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo focaliza um dos materiais relacionados ao ensino de Língua Portuguesa na educação básica, principalmente, no contexto das escolas particulares: as gramáticas pedagógicas ou escolares ou ainda didáticas. Com os objetivos de: a) mapear as gramáticas pedagógicas utilizadas nas escolas do Nordeste brasileiro que mais se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); b) analisar que indícios de inovação no ensino de português esses compêndios gramaticais promovem; e c) produzir materiais didáticos baseados nas gramáticas pedagógicas analisadas que favoreçam a prática de análise linguística. Esta pesquisa, que tem respaldo teórico-metodológico na Linguística Aplicada, em sua vertente relacionada ao ensino-aprendizagem de português como língua materna, é qualitativa e documental, uma vez que buscamos descrever e analisar indícios de inovação em dois documentos: as gramáticas pedagógicas Ser Protagonista Box: Gramática, de Penteado et al. (2015) e Gramática: palavra, frase e texto, de Nicola (2009) - usadas em escolas particulares de referência do Nordeste que se destacaram na edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio. Nosso aporte teórico inclui estudos sobre gramáticas pedagógicas (ANANIAS, 2012; SILVA, 2006; e SILVA, 2016); e sobre inovação no ensino de línguas e de gramática (APARÍCIO, 2006; MENDONÇA, 2006; e SIGNORINI, 2007). A nossa análise apontou que os indícios de inovação aparecem tanto na escolha e na descrição dos objetos gramaticais analisados (advérbio, regência e coesão) quanto no tratamento metodológico dado a esses objetos, o que indica a contribuição desses compêndios para um ensino de gramática inovador, pautado na prática de análise linguística. Para cumprir o segundo objetivo deste estudo, seguindo encaminhamentos de Mendonça (2006), produzimos três propostas didáticas: na primeira, articulando os eixos leitura e análise linguística, focalizamos o advérbio; na segunda, associando os eixos produção de texto escrito e análise linguística, abordamos a coesão; e, por fim, tratamos da regência em uma proposta de análise linguística e análise linguística.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Me. Bruno Alves Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGramática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino de gramáticapt_BR
dc.subjectEnsino da língua portuguesapt_BR
dc.titleGramáticas pedagógicas e a inovação no ensino de língua portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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