Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22077
Título: A influência da família no processo de ensino e aprendizagem da criança da educação básica na cidade de Belém-PB
Autor(es): Cardoso, Kamilly da Costa
Palavras-chave: Família
Escola
Redes de ensino
Participação da família
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo saber e comparar se a família tem influência no processo de ensino e aprendizagem da criança. Bem como comparar como isso se dá nas diferentes redes de ensino e verificar se a escola dispõe de meios para fazer a relação professor e família acontecer. A pesquisa aqui apresentada foi de cunho qualitativo e realizou-se na cidade de Belém-PB, em escolas públicas e privadas, com a utilização de questionários como instrumento para a coleta de dados. Através desse estudo utilizando autores como Martins (2006), Luck (2010), Brendler (2013), dentre outros que fundamentaram a pesquisa pudemos identificar novos modelos de família, a pluralidade das redes de ensino, como acontece esse processo de adaptação da família na escola, a relação e a participação da mesma nos assuntos escolares, e se de fato a criança sofre influência por parte da família em sua vida acadêmica. A pesquisa é pertinente, aqueles que se interessam pela temática, por se tratar de algo que tem bastante peso no âmbito educacional, já que envolve os dois principais pilares da criança e do jovem, que é a família e a escola.
Descrição: CARDOSO, K. da C. A influência da família no processo de ensino e aprendizagem da criança da educação básica na cidade de Belém-PB. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22077
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kamilly da Costa Cardoso.pdfPDF - Kamilly da Costa Cardoso457.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.