Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22103
Título: Educação física escolar: teoria aliada à prática
Autor(es): Borges, Carla Ferreira
Palavras-chave: Educação física
Educação física escolar
Escola
Alunos
Data do documento: 24-Out-2019
Resumo: A escola é o local propício para desenvolver o saber e buscar o conhecimento, é o local onde experiências culturais são trocadas e vivenciadas. Este estudo teve o objetivo de enfatizar a relevância das aulas teóricas de Educação Física escolar. A problemática da pesquisa consiste em entender a visão dos alunos de uma escola integral acerca da educação física escolar no que tange as aulas aplicadas da teoria aliada à sua prática. Como também, identificar junto aos alunos o quão a educação física pode contribuir para a sua formação escolar. E o que pensam sobre as aulas teóricas ministradas pelo professor neste componente curricular. Diante do exposto, o objetivo geral do presente artigo é entender a visão dos alunos de uma escola integral acerca da educação física escolar da teoria à prática. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada, contendo 05 perguntas sobre a temática abordada, realizada junto a 06 alunos que estão cursando o 1º e 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque na cidade de Patos/PB. Após os dados serem coletados, foi feita a transcrição das entrevistas, a tabulação dos dados utilizando o software excel e em seguida foi feito uma análise do conteúdo do discurso dos entrevistados com o intuito de evidenciar o entendimento dos alunos. Pode-se verificar que os alunos têm uma ótima compreensão da importância das aulas teóricas de Educação Física. Segundo os alunos o ideal seria o seguinte: abordar a teoria de sobre um determinado assunto ou esporte e em seguida irem para a prática.
Descrição: BORGES, C. F. Educação física escolar: teoria aliada à prática . 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22103
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Ferreira Borges.pdfPDF - Carla Ferreira Borges562.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.