Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2212
Título: Assistência odontológica na gestação: revisão da literatura
Autor(es): Lima, Don Emerson Gomes de
Palavras-chave: Odontologia
Gestante
Saúde bucal
Doença periodontal
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: A gestação é um acontecimento fisiológico, com alterações orgânicas naturais, mas que impõe aos profissionais da saúde a necessidade de conhecimentos para uma abordagem diferenciada. A equipe de saúde bucal deve trabalhar de forma conjunta com os demais profissionais da equipe de saúde a fim de qualificar o pré-natal das gestantes do território de abrangência. A gravidez não causa doenças ou inflamações na gengiva, mas devido às alterações hormonais na corrente sanguínea durante este período, pode ocorrer a intensificação de problemas preexistentes. A gestante acometida de doença periodontal aumenta em sete vezes o risco de ter bebês prematuros e de baixo peso e consequentemente, os dentes destes em processo de mineralização ficarão prejudicados. O objetivo desse trabalho é realizar uma revisão de literatura sobre Assistência Odontológica na Gestação com o intuito de contribuir com informações e sensibilizar a comunidade odontológica quanto aos cuidados odontológicos na gestação. A Pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: Google, SCIELO, BIREME, BVSMS, e em Revistas Científicas. Foram usadas as seguintes palavras-chaves: Odontologia Gestante, Saúde Bucal Gestante, Promoção Saúde Bucal Gestante, Cuidados Odontológicos na Gestação, saúde gestante e bebê. A partir deste estudo e com base nas práticas correntes, observa-se que há uma resistência por parte das grávidas e da equipe de saúde bucal em realizar intervenções preventivas durante a gestação, por receio de prejudicar o bebê. Além da insegurança, observa-se falta de conhecimento do profissional para atender esse público restrito. O modelo curativo, aliado a crenças e mitos populares, prejudica o serviço desses profissionais que lidam diariamente no serviço público, no qual encontram entraves para adotar uma posição de promotor de saúde. A equipe de pré-natal que assistem a gestante, inclusive o cirurgião-dentista está compromissado a prestar cuidados que ofereçam prevenção, proteção, cura, recuperação e promoção da saúde. Os desafios são amplos, mas o lidar com a vida nos traz a responsabilidade de almejar todos os resultados esperados para o sucesso de um atendimento completo e seguro.
Descrição: LIMA, D. E. G. de. Assistência odontológica na gestação: revisão da literatura. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2212
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Don Ermerson Gomes de Lima.pdfDon Ermerson Gomes de Lima415.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.