Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22151
Título: Professores de português em formação inicial e o desafio de abordar a Prova Brasil em salas de aula da Educação Básica
Autor(es): Silva, Fernanda Karuline Lima da
Palavras-chave: Prova Brasil
Educação Básica
Habilidade de leitura
Aula de português
Data do documento: 12-Jun-2020
Resumo: As avaliações em larga escala têm conquistado cada vez mais espaço no âmbito educacional, tanto no cotidiano das escolas quanto nas pesquisas acadêmicas. Entre essas avaliações, uma das mais conhecidas é a Prova Brasil (PB) – objeto deste estudo. Ao olhar para a parte dessa avaliação destinada à Língua Portuguesa, esta pesquisa buscou responder a duas perguntas: I) o que os professores em formação inicial fazem para abordar a PB em sala de aula?; e II) o que é feito por esses professores resulta na melhoria das habilidades de leitura dos discentes? Para responder às perguntas postas, estabelecemos os seguintes objetivos: a) identificar as estratégias didático-discursivas que compõem os projetos didáticos de duas professoras em formação inicial para abordagem da Prova Brasil de Língua Portuguesa em nonos anos da educação básica pública; e b) observar se os projetos didáticos mobilizados resultam em melhorias nas habilidades de leitura dos alunos. Nossa pesquisa, situada na área de Linguística Aplicada, é qualitativa, descritivo-interpretativa e documental. O corpus em análise é composto por 2 (dois) relatórios nos quais professores em formação descrevem e analisam intervenções realizadas em conjunto, nos anos de 2015 e 2017, por dois espaços de formação de professores: o componente curricular obrigatório “Estágio Supervisionado II” da Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e o projeto de extensão “A Prova Brasil de Língua Portuguesa no 9º ano do Ensino Fundamental: por uma parceria entre a formação de professores e a escola de educação básica”, e por resultados de 4 (quatro) simulados da PB aplicados em uma rede de ensino do Cariri Paraibano. Constituem o aporte teórico desta pesquisa: a matriz de referência da Prova Brasil de Língua Portuguesa (BRASIL/MEC/PDE, 2008), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998), Matencio (2001) e Pereira (2011). A análise realizada mostra que as estratégias didático-discursivas mobilizadas apontam para dois movimentos principais. Inicialmente, os professores em formação aplicaram simulados para verificação dos descritores da PB menos dominados pelas turmas nas quais as intervenções ocorreram. Em seguida, os professores selecionaram os conteúdos com base nas dificuldades identificadas e desenvolveram o processo de ensino-aprendizagem tendo o texto como centro de todas as atividades empreendidas. A pesquisa também identificou que os projetos didáticos desenvolvidos tiveram impacto relativamente pequeno, porém significativo, na melhoria das habilidades de leitura dos discentes e nas escolas participantes.
Descrição: SILVA, F. K. L. Professores de português em formação inicial e o desafio de abordar a Prova Brasil em salas de aula da Educação Básica. 2019. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22151
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Karuline Lima da Silva.pdfPDF - Fernanda Karuline Lima da Silva435.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.