Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22157
Título: Exame de suficiência do CFC: análise de conteúdo das provas de acordo com o conteúdo programático
Autor(es): Silva, Paulo Roberto Bezerra da
Palavras-chave: Exame de suficiência
Conteúdo programático
Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
Software MAXQDA
Data do documento: 17-Jun-2020
Resumo: O Exame de Suficiência é de suma importância para a classe contábil, no qual tem em parte a contribuir com a formação do aluno. Tal prova visa comprovar a veracidade dos conhecimentos mínimos auferidos pelos futuros profissionais que buscam introduzir–se no mercado de trabalho, como também acontece em outras classes profissionais, através deste é possível medir o nível em que os estudantes se encontram ao fim do curso. Pela escassez de pesquisas acadêmicas referentes ao exame, este trabalho busca contribuir para que o tema tenha maior visibilidade, apresentando o objetivo de fazer um levantamento das questões dos exames de acordo com o conteúdo programático, para encontrar as frequências dos conteúdos de maior e menor cobrança, ou mesmo se algum não foi cobrado, utilizando-se como metodologia a análise de conteúdo auxiliada pelo suporte do software MAXQDA. Em resultados foi possível observar a variação entre os assuntos, e identificar com precisão que o maior índice de aparição das questões nas provas está ligado a Contabilidade Geral e menor de Controladoria, e os demais conteúdos variando sem assimilação com os primeiros citados, as questões podem está ligadas de forma direta ou indireta, ou seja, de maneira direta por mencionar palavras-chave que ligam por si só ao seu respectivo assunto do edital e indireta pelo seu contexto sendo preciso entendimento mínimo de outros assuntos da contabilidade para compreensão do intrínseco sentido, servindo assim como incremento para a assimilação.
Descrição: SILVA, P. R. B. Exame de suficiência do CFC: análise de conteúdo das provas de acordo com o conteúdo das provas de acordo com o conteúdo programático. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22157
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Roberto Bezerra da Silva.pdfPDF - Paulo Roberto Bezerra da Silva1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.