Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, José Ribamar Cipriano da-
dc.date.accessioned2013-11-05T13:40:40Z-
dc.date.available2013-11-05T13:40:40Z-
dc.date.issued2013-11-05-
dc.identifier.isbnCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2215-
dc.descriptionSILVA, J. R. C. da. Percepção de participantes do PIBID/Biologia acerca da importância do programa para a sua formação acadêmico-profissinal. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) auxilia a formação inicial de professores tendo em vista o diálogo entre os conhecimentos acadêmicos e os construídos no cotidiano escolar. Objetivando identificar a percepção dos graduandos bolsistas do PIBID/Biologia/UEPB acerca da importância do Programa para a sua formação, aplicamos um questionário contendo perguntas fechadas e semi-estruturadas à graduandos participantes do referido programa. Para os dados coletados foram construídas categorias semânticas de acordo com a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) com a utilização do software estatístico MODALISA 4.5. Com base nas categorias construídas a partir das respostas dos participantes, identificamos Teorias Implícitas que refletem a percepção da formação docente de forma unidirecional e linear (processo formativo→formando). Identificamos também que as percepções dos participantes ao longo das respostas apresentaram tendência em valorizar o aspecto prático da formação em detrimento a outros saberes. Diante dos resultados evidenciamos a necessidade da quebra do paradigma de formação docente unidirecional e a reflexão acerca de um processo formativo que promova o diálogo entre os saberes formados a partir das experiências individuais, mediados pelas Teorias Implícitas, com aqueles teóricos e práticos promovidos mediante orientação acadêmica. Essa proposta por sua vez deve tornar viável o dialogo entre a teoria, a prática e a reflexão da/na prática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Márcia Adelino da Silva Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.titlePercepção de participantes do PIBID/Biologia acerca da importância do programa para a sua formação acadêmico-profissinalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ribamar Cipriano da Silva.pdfJosé Ribamar Cipriano da Silva558.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.