Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22160
Título: Terapia fotodinâmica antimicrobiana no tratamento da halitose: uma revisão de literatura
Autor(es): Costa, Raíssa de Oliveira
Palavras-chave: Terapia fotodinâmica
Halitose
Língua
Data do documento: 15-Jun-2020
Resumo: Introdução: Halitose é um termo usado para definir um odor desagradável transitório ou prolongado que emana da boca ou da respiração, podendo interferir na vida profissional, social e na qualidade de vida das pessoas que apresentam tal condição. Recentemente, a terapia fotodinâmica antimicrobiana (TFD) tem sido estudada como uma alternativa no tratamento da halitose. Objetivo: Avaliar a produção científica sobre a eficácia da terapia fotodinâmica antimicrobiana no tratamento da halitose. Material e método: Para esta revisão de literatura, foi realizada a busca de artigos nas bases de dados LILACS, SciELO e MEDLINE, nos idiomas inglês, espanhol e português, utilizando as palavras-chave: Terapia fotodinâmica, Halitose e Língua, sem restrição de ano de publicação e desenho do estudo. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados nos idiomas expostos e estudos abordando o tema. Os critérios de exclusão foram: artigos não relacionados ao tema do estudo e artigos em outros idiomas não mencionados. Resultados: A busca inicial de estudos resultou em 16 artigos. A seleção final resultou em 04 artigos, após avaliação da responsividade aos objetivos do estudo, 4 ensaios clínicos. Observou-se que 3 artigos apresentaram eficácia ao associar a TFD ao tratamento convencional, 1 obteve sucesso com o uso da TFD de forma isolada. Conclusão: A terapia fotodinâmica aplicada ao dorso da língua demonstrou resultados positivos, mas sugerem-se novos estudos para a aquisição de dados mais detalhados sobre esse tratamento inovador para um problema comum.
Descrição: COSTA, R. de O. Terapia fotodinâmica antimicrobiana no tratamento da halitose: uma revisão de literatura. 2020. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22160
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Raissa de Oliveira CostaPDF - Raíssa de Oliveira Costa334.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de deposito1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.