Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22183
Título: Desenvolvimento farmacotécnico e controle de qualidade de um gel-creme antiacne à base de tintura de própolis.
Autor(es): Gomes, Thamyres Assíria de Souza
Palavras-chave: Própolis
Produtos naturais
Acne
Fitoterápicos
Data do documento: 27-Jul-2020
Resumo: A acne caracteriza-se como a patologia dermatológica mais prevalente em humanos, proveniente de uma multiplicidade de fatores. Os fitoterápicos podem ser uma alternativa para a formulação de produtos naturais que sejam usados no tratamento dessa doença. Neste sentido, destaca-se a própolis, onde na medicina é utilizada por suas principais ações anti-inflamatória, antimicrobiana e cicatrizante. Objetivou-se, portanto, o desenvolvimento de um gel-creme antiacne contendo tintura de própolis. A tintura de própolis foi cedida da Farmácia Escola da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e foi submetida às análises fitoquímicas preliminares. O gel-creme teve como base o gel de hidroxietilcelulose (Natrosol®) a 1,7% no qual foram incorporados os demais excipientes com o insumo farmacêutico da tintura de própolis na concentração de 10%. Para avaliar a qualidade, foram realizados ensaios físico-químicos como determinação de pH, densidade absoluta e relativa, viscosidade, espalhabilidade, controle microbiológico e testes de estabilidade preliminar, como centrifugação e estresse térmico. Observou-se que o gel-creme apresentou características físico-químicas aceitáveis: valor de pH 5,67, compatível com a pele ; densidade absoluta de 0,99 g/cm3 e densidade relativa de 0,98 g/cm3 (média estipulada entre 0,95-1,05 g/cm3); viscosidade acima de 10.000 c.P. (valor obtido de 11.479 c.P.); espalhabilidade maior observada no produto final quando comparado com a base do produto (devido a adição de agentes que diminuem a viscosidade e permitem uma maior fluidez do gel) e estabilidade considerada adequada. Os testes microbiológicos da base e do produto final demonstraram ausência de contaminação bacteriana e fúngica. Desta forma, o produto desenvolvido demonstrou boas propriedades físico-químicas e reológicas, sendo fundamentais outros testes, como a avaliação sobre a vida útil do produto, além de evidenciar alto potencial cosmetológico, de forma a constituir uma opção terapêutica viável no tratamento da acne, sendo um produto natural na forma de gel-creme, um diferencial da formulação do tipo oil-free.
Descrição: GOMES, T. A. de S. Desenvolvimento farmacotécnico e controle de qualidade de um gel-creme antiacne à base de tintura de própolis. 2020. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22183
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thamyres Assíria de Souza GomesPDF - Thamyres Assíria de Souza Gomes1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito439.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.